Debate Biblico Teologico

28/07/2017

Adaptando a metodologia de ensino: debates na sala de aula podem ajudar

A educação, além de auxiliar os alunos na construção de saberes teóricos, deve ser capaz de fornecer as ferramentas necessárias para que os jovens desenvolvam certas habilidades e comportamentos que terão utilidade prática ao longo de suas vidas, colaborando para a construção da cidadania. Assim, promover debates em sala de aula é uma das iniciativas mais inteligentes e produtivas que um professor pode ter.

Debates estimulam o poder de reflexão e argumentação dos alunos, além de lhes permitir aprender a lidar com diferentes pontos de vista. Quando o professor abre espaço para a discussão, os alunos passam a se sentir mais valorizados, pois percebem que o que pensam e dizem tem relevância para o grupo. Isso aproxima professores e alunos e faz com que todos entendam melhor as visões de mundo uns dos outros. Os alunos passam a perceber que não é o professor quem "dá" a aula, mas que todos contribuem para a construção do conhecimento.

Metodologia de ensino: como debates na sala de aula podem ajudar

O mundo vem se modernizando bem depressa. As tecnologias de informação e comunicação avançam em uma velocidade assustadora, e as pessoas vão modificando seus hábitos e sua cultura, adequando-se aos novos tempos. E, nesse contexto, o grande desafio da educação é conseguir acompanhar o ritmo das mudanças, para que cumpra seu papel social, em um mundo em que alunos preferem seus celulares à escola.

Algo que tira o sono dos professores é aprender a cativar os alunos, mantendo-os interessados na escola e conscientes da importância dos estudos em suas vidas. Como podemos fazer da sala de aula uma extensão do universo dos alunos? A solução, sem dúvida, está relacionada ao tipo de metodologia de ensino empregada.

Acompanhe neste artigo como os debates em sala de aula podem ser incluídos na metodologia de ensino e ajudar a cativar os alunos.

O professor não é o detentor absoluto do saber

Seja você é aluno ou professor, é bom aprender a lidar com essa realidade. Foi-se o tempo em que aula boa era puramente expositiva, na qual o docente "depositava" o conhecimento na cabeça dos alunos, cujo papel era manterem-se passivos e livres de reflexões mais profundas.

O papel do professor é ser um facilitador nos processos de ensino e aprendizagem, estimulando os alunos para que atinjam e, se possível, superem os objetivos propostos. O aluno é um personagem ativo e fundamental, que pode (e deve!) refletir, questionar, argumentar e contribuir para o conhecimento de todos, compartilhando seu conhecimento e suas próprias vivências. Nesse cenário, usar o debate na metodologia de ensino é algo extremamente benéfico! E por falar em debate...

© 2017 Blog do Ucibrasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora